Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 20 de janeiro de 2024

Beauty will Save the World

...
Só o belo, o estético,
o artístico,
o poético, 
o lúdico,
o prazeroso,
pode dar 
algum significado
à vida, 
ou podem dar
algum senso
da transcendência
ao ser humano.
..
Pior cego é
que não quer ver.
Cada dia posso ver
isso a beleza da vida
tem ai, o lado mais instigante e inteligente,
e o lado
mais bonito
e bom,
para mim
é sentir isso,
aqui caminhando
na minha cidade...onde eu moro.
....
Mas o belo
é sempre
um assunto
palpitante
já interessava...
e
me interessa.
esta escolha está na frase de
que a beleza nos salvará de
de Fiodor Dostoiewski
que se deslocava
uma vez ao ano até
Dresden,
na Alemanha,
só para contemplar
na capela
a formosa Madona
Sistina de Rafael Sanzio
feia em 1512
por ordem do papa Julio II,
esta na catedral desde 1754.
...
Dostoiewski
vindo da Rússia,
um pais horrível 
já na
época
do Czar,
ali, permanecia longo tempo
em contemplação
diante daquela 
esplêndida figura.
Tal fato 
é surpreendente,
pois seus romances
penetraram
nas zonas 
mais obscuras e
até perversas
da alma humana.
Mas o que movia,
Fiodor Dostoiewski
na verdade,
era uma busca,
de algo para 
amenizar 
a visão
pessimista que tinha
da humanidade
A beleza salvará 
o mundo
A Beleza, dá alegria 
de viver
Mergulhar neste
entendimento
de que ser humano é viável
estava na sua visão
de mundo.
Onde via a
maldade tão
presente
e
que não vê,
isso hoje,

quem não quer
ela é tão presente,
mas há
quem não quer,
enxergar,
mas está tão
claramente ai.
...
Há luz e
sombra,
nas
almas
que habitam
nossa volta.
A arte e a literatura
ajudam
a entender o mundo.
A beleza salvará 
o mundo
no sentido da força
redentora da beleza,
sobre as mentes 
e corações
como força redentora 
em que
somente a beleza 
as atrairá
e as salvará.
Não querendo
se entregar
ao cinismo e
à incredulidade fria,
muitos
procuram
consolo na poesia,
na literatura,
na música,
nas artes
plásticas,
nas artes 
dramáticas
e
em outras
experiências
sensoriais
e estéticas.
Acho eu


beleza está na
expressão do amor,
da generosidade,
da solidariedade,
ou então a beleza
como uma causa nobre,
como um ideal
pelo qual sempre
valerá
a pena viver.

..
Entre os extremos
de Luz
Sombra,
habitam nosso ser,
eis
as fronteiras.
Muitas vezes a beleza
e a maldade,
estão neste 
intervalos 
sombrios,
e por ai se abrem
as portas
do
entendimento,
do ser humano.

...
Então a literatura,
a fotografia,
cumprem
sua vocação
maior
hoje aqui,
pela
Videira 
onde estou,
este
é
meu blog
aqui
estou.