Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Blind

Pior cego é
quem não quer ver.
Cada dia posso ver
isso
na beleza da vida
que tem ai,
o seu lado mais
instigante
e inteligente,
Mas
o lado
mais bonito e
bom,
para mim
é sentir isso,
aqui caminhando
na minha cidade.



....
Mas o belo
é um assunto
que já me interessava...
e
me interessa.
Não há o porque justificar
esta escolha além da frase de
que a beleza nos salvará de
de Fiodor Dostoiewski
que se deslocava
uma vez ao ano até Dresde,
na Alemanha,
só para contemplar
na capela a formosa Madona
Sistina de Rafael.
Permanecia longo tempo
em contemplação
diante daquela esplêndida figura.
Tal fato é surpreendente,
pois seus romances penetraram
nas zonas mais obscuras e
até perversas da alma humana.
Mas o que o movia, na verdade,
era a busca da beleza pois
nos legou a famosa frase..
A beleza salvará o mundo
no livro..
O Idiota,
em que a beleza era tão central
em sua vida.
A Beleza, dá alegria de viver.
Gosto de refletir
e
mergulhar neste
entendimento
do.... 
ser humano.
A Beleza está
nesta visão
de mundo.
em que não vê
quem não quer
e é tão presente,
quem não quer,
não enxerga
mas está claramente ai.
Há luz e sombra,
não só no olhar
enfim
nas almas que habitam
nossa volta.
A literatura, tem muito disso ao narrar
o humano, e tem ai algo
que nos ensina desde
Fiodor Dostoiweski,
que disse isso
em o Idiota.
Na essência da beleza,
na arte e a literatura
ajudam o mundo.
A beleza salvará o mundo
no sentido da força redentora da beleza,
quando as pessoas deixarem
de crer que existe bem e mal,
somente a beleza as atrairá
e as salvará.
Só o belo, o estético, o artístico,
o poético, o lúdico, o prazeroso
pode dar algum significado à vida,
algum senso de transcendência
para o ser humano.
Não querendo se entregar
ao cinismo e à incredulidade fria,
procuram
consolo na poesia,
na literatura, na música,
nas artes plásticas,
nas artes dramáticas e
em outras experiências
sensoriais e estéticas.
Acho eu
beleza está na expressão do amor, da generosidade, da solidariedade,
ou então a beleza de uma causa nobre,
de um ideal pelo qual sempre
valeria
a pena viver.
Entre os extremos
de Luz
Sombra,
habitam nosso ser,
eis
as fronteiras.
Muitas vezes a beleza
e a maldade,
estão neste intervalos sombrios,
e por ai se abrem
as portas do entendimento,
do ser humano
Então a literatura,
a fotografia,
cumprem sua vocação
mas hoje aqui,
pela minha cidade Videira
onde estou, escrevendo no meu blog
há apenas beleza.