Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 13 de junho de 2015

Dilma no Jô

Foi ao ar na madrugada deste sábado (13) uma conversa de Dilma Rousseff 
com Jô Soares. 
A presidente 
se divertiu muito. 
Brincou com os problemas nacionais como quem brinca de roleta russa, 
com a certeza de que as críticas que seus antagonistas manuseiam estão completamente descarregadas de fundamento. 
Descobriu-se, finalmente, 
por que a presidente não faz uma autocrítica. 
Dilma se autoconcedeu uma isenção para exercer seu ineditismo na Presidência, 
para ser a solução natural de todos os problemas que ela não admite ter criado..
Dilma alcançou a fase do pós-cinismo. 
Passou a acreditar piamente em todas as presunções que construiu a seu próprio respeito. 
Isso inclui aceitar a tese segundo a qual tem uma missão no mundo divina e, portanto, inquestionável. 
Não deve contas senão à sua própria noção de superioridade.Instada a comentar a crítica da oposição de que descumpriu suas promessas, Dilma como que apagou da memória os quatro anos do seu primeiro mandato.
Olhe a bela foto para ler e inspirar no próximo paragrafo.

. “Como eu estou no quinto mês, estou entrando no sexto mês de mandato, é muito difícil dizer que eu não cumpri minhas promessas de campanha”, disse. “Eu tenho um mandato para cumpri-las.”Não é o cinismo de Dilma que assusta. O cinismo é usual na política. A presidente poderia dizer que aderiu ao programa dos tucanos como um aceno ao diálogo. 
Ou que escolheu o Joaquim Levy para a Fazenda porque ele era um espião disfarçado do PT na diretoria do Bradesco. 
Qualquer coisa seria aceitável. O que assusta mesmo é a percepção de que Dilma não está sendo cínica. 
Ela acredita que sua missão especial no planeta lhe dá o direito de desafiar a lógica.

O Brasil precisa de um ajuste, mas “não passa por uma situação em que ele é estruturalmente doente”, disse Dilma. “Pelo contrário, ele está momentaneamente com problemas e dificuldades. Por isso, é importante fazer logo o ajuste para a gente sair mais rápido da situação.”Quando terminam as razões cínicas, sobra a licença que Dilma deu a si mesma para não explicar por que deixou de fazer o ajuste em 2011, quando tomou posse pela primeira vez. O país teria desativado a armadilha da economia criativa bem mais rapidamente. E com um custo social muito menor.A inflação alta não lhe dá agonia? “Eu fico bastante agoniada, Jô. É das coisas que mais me preocupam. Eu sei que é passageiro, mas eu sei também que, mesmo sendo passageiro, afeta o dia a dia das pessoas. Fico preocupada porque eu acho que nós vamos ter que fazer um imenso esforço. Nós iremos fazer o possível e o impossível para o Brasil voltar a ter uma inflação bem estável, dentro da meta.”Quando termina a lógica, sobra o direito que Dilma julga ter de apagar da memória os anos em que tolerou índices de inflação bem acima da meta de 4,5%. 
Chamou de normais taxas que roçavam o teto da meta, de 6,5%. Hoje, cavalgando uma taxa anualizada de 8,47%, 
Dilma crê que ela desceu de Marte.
Todo ser humano cultiva um desejo oculto de ser excepcional. Mas poucas pessoas chegam ao estágio em que se encontra Dilma. No Programa do Jô, a presidente atingiu uma espécie de nirvana autocongratulatório.

Perto do final da conversa, Dilma lamentou: 
“No Brasil tem uma coisa que eu não vejo em outros países. Nós somos mais críticos conosco do que nós merecemos. […] 
Um povo que não tem esperança também não constrói o futuro. 
Nós precisamos de esperança, precisamos da confiança do povo em si mesmo.”
É mais fácil cultivar a esperança quando se tem carro com motorista na porta, avião no hangar, 
um palácio como moradia e toda a mordomia que o dinheiro público é capaz de pagar. A coisa fica mais difícil no instante em que começa a sobrar mês no fim do salário. Piora um pouco mais quando a principal responsável pelo oco na geladeira acha que não deve nada para ninguém. Muito menos um pedido de desculpas.
Inspiração a coluna do Excelente Jornalista...
Josias de Souza do UOL.
Afável só beleza das foto.