Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Apenas seguirei encantado com a vida.

Apenas 
seguirei 
encantado 
com a vida....
Lembro..
Cedo, 

menino,
soube o que 

era a morte
e como 

era a morte,
como 
era um morto.

Ainda pequeno,
Sabia bem o que 

nos fazia felizes,
ou naquele 

momento infelizes,
não era nossa situação 

na vida,
estar infelizes..


Minha tristeza fez 
aparecer o meu...
meu medo...
mas também senti na 

atitude das pessoas 
com a finitude.. 
dos seres e
da vida.
Acompanhei o velório e enterro de minha irmã
de 3 anos.
E, sobretudo, quando eu tinha por volta de 7 anos.
Minha irmã se apagou progressivamente nos braços de minha mãe, enquanto água borbulhava na boca dela.
Minha mãe avó se desesperava gritando e berrando pelo quarto.
Minha avó tentava acalmar minha mãe e evitar que ela fizesse pior como arrancar os cabelos.
Meu pai estava voltando para casa e não sentia que não fazia milagres, chegou mesmo antes da ambulância que vinha do hospital, com o corpo, mas, mesmo assim, tudo era tarde demais...
Me postei diante do corpo para olhar nos olhos de minha irmã, como que sentia enquanto a vida a deixava,
éramos 8..
me sentia assim..
ao mesmo tempo
como só sobrei eu...éramos muito parceiros..com meus outros 2 irmãos.
Depois, ajudei a lavar e vestir no seu corpo...um vestidinho branco..
Escolhemos o vestido branco e os sapatinhos rosa que ela tanto gostava.
Ela foi velada em casa,
durante todo dia, para presença dos parentes chegavam de Tangará, Videira e Pinheiro Preto..
Durante esse tempo, várias vezes, de dia e de noite, fiquei no quarto dela, como que para lhe fazer companhia.
Por isso, os mortos são para mim presenças familiares e singulares..
A cada olhar
Ensaiava um sorriso
e oferecia-o a quem jamais teria de mim
mais...outro ou nenhum.
Agarrava as vezes ao corpo de minhas tias..
e ao me desprender..
parecia andar,
por onde, haveria só noite... escuridão e desamparo.
Descobria cada lágrima
que pousava em um rosto de que havia ali algo...
de quem,
nunca imaginaria chorar tão cedo.
Ganhe coragem..
dizia a minha tia..
Coragem Toninho
e
Deus dá-a a quem sabe lutar.
Invente a vida..
pensava comigo,
e sentia como contar a quem ainda nada compreendia...sobre a vida
Enche-te de esperança
e vive á sua luz.
Enriquece-te de bondade
e oferece-a a quem não sabe dar.
Vive a vida com amor
e fá-la conhecer ao Mundo.
Tome cada lágrima
e...

que sirva de combustível em sue futuros passos.
Acho que cada uma lágrima, deixa a gente
como quem
tem uma expressão própria,
como se o caráter de quem nos deixou
e fosse reconhecível depois da morte.
Aos 7 anos, eu ainda tinha medo
do escuro medo da morte,
dos mortos e o medo só passou
ai naquele momento de luto desapareceu definitivamente, quando me tornei
adulto seminarista em que fazia
o preparo dos mortos
no seminário e no asilo de velhos
onde morava
e fazia meus estudos,
ou seja, quando eu tive que me proteger
e era alguém que estava com medo..
mas que precisava trabalhar..
mas do que meu medo,
não podia fazer renascer diante de tudo aquilo
que se apossava de mim..
dos meu tempo de menino.
Mas algo mudou com a morte do minha irmã,
entre os monstros que povoavam o escuro,
não houve mais mortos
e fantasmas desde então,
se eles compareceram,
sempre foi na luz, e foram bem-vindos
Uma experiência de criança que eu conto agora..
Agora, assisto e vejo atitudes muitos..de pais que temem que uma experiência precoce da morte,
seja impossível ou não seja boa para as crianças.
Às vezes, alguém me pergunta..
se devemos esconder das crianças
que alguém morreu..
A partir de que idade seria certo levar
uma criança para um velório de caixão aberto...
Você que faz o que nesta hora com
os seus pequenos..
Não conheço nada, sobre como
uma criança entende o que é a morte...
é algo menos traumático..
Sete anos sei lá..
acho que criança vai entender melhor
do que entre os dois e os sete.
Também, nos estudos em
Psicologia Médica não tive a noção
que exista uma fase mais
ou menos afetiva do luto, não tem nada..
que nos diga com certeza a partir de
que idade uma criança deve poder
encarar a morte de um próximo.
Os pais podem dar conselhos honestos
e bem pensados.
Mas vai ser difícil encontrar
uma resposta argumentada clínica
e "cientificamente".
Algo sugere que as crianças e os jovens
participem das cerimônias fúnebres
quando seus pais morrem,
mas, de novo, é só uma sugestão.
E em relação a irmã nada.
A decisão fica com os adultos.
E é justo que seja assim,
por uma razão simples:
quando ajudamos as crianças
a não enxergar a morte,
não estamos protegendo as crianças
as quais se protegem muito bem sozinhas e
são, em geral, muito mais vigorosas
(mentalmente) do que a gente imagina.
Quando agimos dessa forma, repito,
não estamos protegendo as crianças,
mas a "Infância",
ou seja, a visão ideal que nós, adultos,
Hedonistas somos todos...
temos das crianças; nessa visão,
não há espaço nem para a morte
nem para o pensamento da morte,
só há espaço para uma
encenação permanente da felicidade
e do brincar,
que é a careta que nós chamamos de infância sorridente.
Mas a morte é aqui apenas um exemplo.
A lista é longa das coisas que gostaríamos de manter afastadas de nossa visão idealizada da infância e que, portanto, escondemos das crianças.
Isso aqui, só e há ainda depois dos.. anos..
Muito tentam esconder tudo das crianças,
porque querem "preservá-las".
E há os que acham que nada deveria
ser escondido das crianças,
porque tudo é "natural", tudo é "bonito",
nada é vergonhoso.
Em ambos os casos, os adultos
mostram coisas às crianças
ou escondem coisas delas por uma
mesma razão: para preservar sua visão
de um mundo encantado
e infantil, onde todos são "felizes"
e tudo é "legal".
Esse mundo não é o das crianças...
é o mundo dos sonhos dos adultos.
A vida, então,
também, acaba..
Não,
que eu saiba...
de alguém que ficou..de semente..
O que eu sei é isso..
que tudo se transforma
numa matéria 

inerte..
a morte...
que a vida 

se encarrega 
de apagar
a chama e tudo se 

transforma em morte..
é a finitude..

o fim..para alguns
Ou em salvação.
Apenas seguirei 

encantado 
com a vida....
Photo
Words

pesquisa
Rebel