Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

As origens de meu olhar

As origens de meu trabalho...não.
é do meu hobby.
Como hobby e fotógrafo.
Fui levado a criar e compor coisas
com uma visual..
para longe,
a frente no tempo..
antes de tudo é arte..
digital
e fotografia..
























Eu gosto de falar
da minha infância no interior..



depois a vida de médico..
Pular uma cidade pequena Iomerê,
a uma grande como Curitiba..
como pular um
barranco ou engatinhar..
algo de ousadia na fotografia..
e a mudança de cidades foi algo ousado..
Sempre um dia todo
fotografo faz.. ousadias,
só para poder fotografar
melhor o bichos...
um pássaro,
um cavalo etc..
Já fiquei agachado
e com as novas máquinas
ficou desnecessário estar
na mesma altura,
que se fotografa....
mesmo no chão.
Fotos sempre me vem
dando a entender
que sempre há um instante magico ou decisivo,
para a boa foto e
para chegar a esse momento,
exige tempo...
experiência..
busca.
"É aquela brevidade
que se materializa
na fotografia",
mas você precisa
caminhar metros
ou quilômetros para fazer..
algo que procuras.. que emociona.
"É necessária uma vida de dedicação para fazer tudo isso."
Tanto que vejo fotos que costumaram consumir tempo e envolvem longas esperas.
Vivemos num mundo em transição, vai,
desde
a miséria humana...
o mundo rural...
economias industriais e o pior a vida consumista, de hoje, o mundo vive
em plena decadência..
é melhor fotografar antes que ela seja fosse varrida para longe.
"Foi uma opção de vida,
nos anos 2006 e 2007 fui mais incisivo,
sempre,
fiz tudo com a maior honestidade intelectual..
"Fotografia é minha vida,
junto a escrever,
depois da Medicina..
mas não acho que sozinhas
as minhas imagens foram determinantes...
ao que me sinto hoje..




















Eu junto,
ao que fotografei..
e
escrevi...
me vejo
como parte de um corpo
de ideias,
discutindo temas essenciais
da nossa vida e a nossa história.
Sempre tento destrinchar..
os gargalos desse,
fazer fotográfico,
começando pelas origens de seu olhar.
Aqui foi crucial.. a cidade de Iomerê..
os montes, a igreja, a praça, o pôr do sol..




a neve em 1965.



A cidade de Iomerê,
nos anos 60 era assim..

A cidade de Iomerê
em 2013.




A cidade de Iomerê
nos anos 40..




Meus irmãos
e eu cidade de Iomerê
Anos 60.

Nossa primeira casa na
cidade
de Iomerê

A paisagem atual de Iomerê







A cidade de Videira


Tudo embra a infância no interior..
sob "céus carregados atravessados
por raios de luz"
e longas travessias com os amigos
e irmãos,
Os caminhos que levava ao abatedouro...
na estrada para chegar,,
os porcos da fazenda,
o portão no Zardo.
Dos rincões a cidade de Curitiba..
o meu primeiro Fusca,
depois já Médico.
O abandono da vida confortável de Porto Alegre,
uma decisão que me tomou, ir para Pinheiro Prêto,
Trabalhar
e deu tudo certo,
e foi o que tinha para virar fotógrafo...
hoje... mas quando ainda tateava o mundo
O meu trabalho é mais colorido.. também há muito que não vem à tona.
"Mas tenho grande identificação com a cor,
sempre gostei do preto e branco.





O preto e branco,
"Nossa verdadeira história"
é a fotografia, que
se conta a história
das culturas.
Eu estou só
começando isso."
Rebel