Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

sábado, 6 de setembro de 2014

Foi um longo caminho II

REBEL..o verde que nos cerca....
No lindo rio..
o verde da mata,
a ponte
mergulhando..
o olhar
Há dentro do olhar
 além do rio..da ponte e das
árvores
Há uma beleza das árvores assim,
eu ai só, 
quase dentro do rio...
ela é unica  a natureza
e na foto também, 
como somos unicos.
Para mim nunca existiu nadatão importante como a natureza...
ela é unica.
Dentro dela..nosso VIVER 
há as coisas lindas, 
há as coisas não muito linda
ou as mais que lindas
e essas as boas e a as não tão boas,
que ficam sempre na mente..eternamente.
Quem na vida não tem estes sabores
e dissabores, 
contente ou não, digo um pouco daquilo
que a gente sente. 
 De lá vêm nossas dores, afetos, esperanças,
pensamentos, ciúmes, rivalidades,
 frustrações e vaidades...
 disso que eu vou escrever. 
 Na familia, antes de nós, já existem...
 outras pessoas e coisas, 
 claro, mas importam muito ou pouco, 
são ou não importantes
ou meramente acessórias, 
Pessoas e coisas, existem apenas..
ou existem para nosso prazer..
nossa convivência
Para quem vê tudo,
como um amontoado familiar,
ou uma família veramente,
tudo isso faz parte de meu olhar,
minha leitura.
Para que eu possa desenrolar este blog plenamente. 
Já era assim na Familia Rebellato e Dalmolin..
"um patriarcado".. 
ali tudo era família,
tudo era feito por ela, para preservá-la. 
Não por acaso, eu trago para meus dias,meu pai*Rebellato..,minha mãe*Dalmolin 
 Quando os membros ou não,
de cada familia são críticos
e falam até das últimas, de mim,
eu limito-me a dizer algo assim:
quando querem nos ferir,
 ferem quem nós amamos. 
Este Blog é o retorno meu,
à família, à questão familiar
neste momento que é possivelmente
o mais importante...minha mãe doente se foi..viva
até aqui em junho..2011. 
FUGA só....foi em 1972..a Curitiba..
agora nã fujo mais e nada. 
Aliás, Curitiba é o nome que eu adotei como o arranque
mais conhecido em minha vida na juventude,
como Tôni, o jovem seminarista que some
voluntariamente de Iomere e de casa, quando
vou bater na casa de Camilianos Padres amigos em Curitiba. 
Soa como quem foge do pai...mas foi,
mas de forma consciente..foi assim..
do poder esmagador dele, do grande,
do progenitor da família, daquele que quer
para si todo poder, toda a glória
e também todas benesses,
até hoje, não sei se foi também
toda as mulheres
(como é do meu pai,
então não esqueçamos). 
Após passar por um
Seminario de PADRES..
ONDE vivi com amigos e colegas,
recebi uma visita de meus pais em 3 anos,
algo indesejável,
mas tudo aquele momento
 relembrado
me religa à família, ao pai, a mãe. 
Mas..a tragédia familiar recomeça em 1993,
com ela, a lembrança terrível
da doença psiquiatrica de meu irmão,
Paulo, com 35 anos na épóca..
Sei que, antes já se esmagara 
todos os meus laços, pai e filho,
quase me arrasou a minha vida isto nos anos 70...quando fui morar lá em Curitiba.
Fugi da loucura...
então sou um sobrvivente. 
Mas, sobretudo, é isso, a doença 
do meu imrão no anos 90,
que remexe todos os papéis dentro da familia. 
Os meus pais não admitiam a doença,
a sua separaração de sua mulher,
foi a gota d'agua quando ainda estava internado. 
E que, agora,
não pretende rever...dito apenas. 
Então chegamos ao anos 2011, a vida ou sobrevida,
mais especificamente,
ano que não tenho mais minha mãe. 
E nesse momento que é muito claro..
ressurge todas boa e más experiências, suportadas,
é possivel fazer a leitura do momento
e toda relação familiar é, em algum nível, suportável
mas no todo é mais insuportável. 
Todo o resto muita coisa pertence a um universo
não das familias, mas da dito agrupamento familiar, 
que minha familia se tornou.
 Meus avôs Dalmolin eram uma celebridade...
Silvio nasceu na Italia, foi soldado
e nunca se naturalizou brasileiro..
 Catarina nasceu na Italia também.
Não é outro, aliás, o papel deles..simbolos,
algo que me ajudou a suportar... 
Alone em tudo isso..
Ainda há as temidas criticas distribuidas
entre os membros da familia..
a mim até hoje. 
 Mas a vida minha não é isso. 
Sempre soube que se trata-se
de buscar o cerne das coisas,
da existência, aquilo que faz de nós sermos
o que somos ou não somos, aquilo de que se fala...
sem falar, um olhar apenas,
porque é impossível dar conta,
de tudo, de todos os anos,
e foi um longo caminho.
É isso "doença de minha mãe"
foi uma "terrivel passagem"..
um alô para a dor inescapável dos laços, 
também inescapáveis,
da família, e da tragédia...familiar.
Porque, se não há felicidade possível,
ao menos que exista a beleza,
no convivio com meus avôs, os que me
parecem a toda hora, a me dizer este cara
é um grande e tudo soa na mente 
como uma lembrança sublime....
dentro da familia...
Há uma outra luta..agora..
Lágrimas que choramos..
de todos os tipos de venenos..
Mas meu sangue..é o deles tb...
sem venenos.
Eu levei tudo até aqui..
e não há como corrigir os erros
Apenas quero que minha mãe
não vá embora..sem dizer..
Adeus
Se não eu posso acreditar que ela não
se foi, sei que ela está me esperando para um Adeus..
Isso realmente eu sinto perto da primavera.
Todos sentem isso..há esta esperança...
dizer que sempre a amei,
que sempre foi querida
e que eu sempre senti isso de todos, 
que todos os seus
e meus problemas terão ido,
que tudo continue..
em mim e que nada de volta vem,
para mim, sei que isso não diz
que todos os problemas acabaram. 
Mas o tempo é de Natal,
a forma que os sentimentos
puxam a gente, lembrar que tem
sido um longo tempo..
meu tempo é tão longo...
lembrando tudo.
E eu não posso parar..por isso..
se não o fizer,
tempo será mais longo..
maior se eu não buscar o seu abraço.
Pensando..eu vou agora..a pouco olhei
para cima e vi o sol..da tarde tão triste..
E achei que não conseguiria ver..
num dia tão chuvoso...
cai a tarde..
cai minhas resistências...em mim o mundo,
não para de girar nem vou me sentir pra baixo,
com dores, afetos, esperanças, pensamentos,
ciúmes, rivalidades, frustrações, vaidades. 
Eu consigo ver..isso assim..só...alone.
Todos sonham com liberdade..
mas como diz Fernando Pessoa..
"O homem é do tamanho do seu sonho"...
tem gente que não é ou não pensa 
 assim na vida assim..
pensa pequeno..
meus sonhos
tem um tamanho enorme
Texto e Foto
Rebel