Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Eu me lembro muito bem do dia

1973
Eu me lembro muito bem,
do dia em que eu cheguei..
Jovem que fui pra Curitiba..
Fui..para a
cidade grande 
E ainda as lágrimas nos olhos de ver...
os prédios..
aslfalto.. 
e de ver o verde...da cidade...
praça Santos Andrade, Boca Maldita... 
O passeio publico. 
Em cada esquina que eu passava..
uma delas na Santos Andrade,
no Teatro Guaira passava,
me deslumbrava..
Praça Rui Barbosa em Frente
ao Colégio Bom Jesus..
onde iria estudar..por 3 anos. 
O guarda pedia os meus documentos
e depois dizia:
Ah vc é de Tangará e sorria,
examinando a identidade
e estranhando o nome do lugar
de onde eu vinha. 
Pois o que pesa..
no sul era a grande cidade
Era Curitiba, outra
São Paulo 
e Porto Alegre,
São Paulo, violenta, 
Porto Alegre
que corre o rio Guaíba.. 
e do Beira Rio.
que eu passei nos anos 80,
depois me deu tantas alegrias..
Curitiba era frio e muita Neblina, 
da Rua da Flores antiga Rua XV, 
Cinemas ..Rodoviária, e os Cabarés
da Mateus Leme e Treze de Maio,
Praça Tiradentes.
Mesmo vivendo aqui, tão longe
não me esqueci de Curitiba
Fui pra lá por esses casos de amigos não de família,
e de ambição e sem dinheiro que
eu nunca entendi bem,
o sol da cidade não era tao bonito..
pra quem foi a Paranaguá..
pico Marumby e vai ver
na estrada de Ferro..
lindos ali o pôr do sol.
A noite fria de Curitiba,
me ensinou a gostar mais da minha cidade.
A alegria era estudar no Colegio Bom Jesu dos Franciscanos, 
ir a cinemas,
lojas de discos ver as ultimas do*Credence C Revival, Black Sabbat, Led Zeppelin, Pink Floyd...Bob Dylan
e a certeza de
que tinha coisas novas
coisas novas pra dizer
a minha história é ...
talvez é talvez igual
a tua, um jovem
que veio do interior..
e que ficou desnorteado,
comum no meu tempo
de 1972, 1973...
e que ficou assim,
como é comum naquele tempo..
Eu sou assim quem me lê agora.

Saudades de Curitiba..