Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

terça-feira, 30 de julho de 2019

Fotografia e arte

Lendo sobre um dos maiores especialistas de fotografia no mundo, o francês Jean-François Chevrier diz que, hoje, não faz mais sentido organizar exposições apenas sobre essa plataforma.
"Há 30 anos, isso era necessário para inserir a fotografia no circuito, mas hoje ela está em todo lugar".
E como a fotografia não é apenas uma parte da arte moderna mas determinante para a própria definição de arte moderna.
"Em minha visão, ao contrário do que muitos podem acreditar, foi com [Gustave] Courbet [1819-1877] e o realismo que teve início a arte moderna, e a fotografia teve influência decisiva para ambos",
Em geral, acredita-se que a fotografia tenha sido importante para liberar os pintores do realismo, dando início a movimentos artísticos como o impressionismo ou o expressionismo.
"Isso faz parte de uma segunda fase do modernismo, que inclui Picasso, por exemplo. Houve um primeiro 'turning-point', nos anos 1850, quando a fotografia reforçou o impulso realista, dando aos artistas novos critérios para a imitação e rompendo o sistema de belas-artes".
Hoje, há esta redefinição do conceito de obra de arte a partir da invenção da fotografia.
"O realismo, é também uma ferramenta para compreender a arte contemporânea, porque, desde os anos 1980, trata-se de reencenar os impulsos realistas e, como estamos cercados por imagens, é bom usar fotografia", por exemplo, a artistas como Andy Warhol.
PHOTOS
 REBEL