Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

domingo, 8 de novembro de 2009

A convergência rara da inteligência e da sensibilidade.

A antropologia estrutural foi cunhada por Lévi-Strauss em seu livro clássico "Antropologia Estrutural"  de 1958, reúne artigos que definiram o projeto científico do pensador francês.

A antropologia estrutural concentra-se no modo como elementos de um sistema se combinam -e não em seu valor intrínseco.
"Diferença" e "relação" são conceitos essenciais. A combinação desses elementos dá margem a oposições e contradições que servem para dar ao reino social seu dinamismo.
A antropologia estrutural considera a cultura um sistema de comunicação por símbolos, que deveria ser analisada da mesma maneira como se analisam, por exemplo, romances.

De Lacan, seu amigo pessoal, ele dizia que nunca o tinha entendido...ai já se pode saber que sua obra foi contraditória.

Achei que as vezes temos dever de assinalar a grandeza desses homens.

Lévi-Strauss..um antropólogo....deu nos  a idéia muito clara que não é possível pensar o "eu" sem o "outro" que de certa forma vale para qualquer grupamento humano- era levada às últimas consequências.
Em"Tristes Trópicos" [Cia. das Letras], há a minúcia com que conhece bichos, plantas e constelações e os faz figurar nas suas análises de mitologia, sua recuperação da lógica do sensível. Há uma análise detalhada de centenas de mitos das Américas, reconstituiu usando a própria prodigiosa intuição- as lógicas que presidem esse conjunto e usar declaradamente seu próprio pensamento como revelador do pensamento ameríndio e do pensamento mítico em geral.

Era à frente de seu tempo, precursor do ambientalismo e da defesa dos direitos dos animais.


"O Pensamento Selvagem" [Papirus], tudo isso atesta, para quem o sabe ler, há convergência rara da inteligência e da sensibilidade.
Se vale a definição do antropólogo Claude Lévi-Strauss era um homem..um pensador originalíssimo e um escritor admirável..
Um homem sintonizado com a ciência e a arte, cujos interesses iam da matemática à cosmologia, às ciências da vida, à filosofia, à música.
Eu acho que era um cara por que o mundo era mais do que se vê mais longe do que o próprio nariz,  era assim Lévi-Strauss, uma sensibilidade rara para o mundo material.
Gosto de Freud
Gosto de Jung.


                                                                     Carl Jung

                                                                         S. Freud