Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

terça-feira, 20 de outubro de 2009

"O cérebro ajuda o cérebro."

Tem coisas e coisas em relação a mente e ao intelecto humano
Assim como estudos estudos neurofisiológicos evidenciou a ação da serotonina nos impulsos nervosos ou emocional. "Esse tipo ação em baixa gera à depressão. Mas sempre há coisa novas.
E quando as coisas não se encaixam, a cabeça funciona mais...
Além de variadas marés de sorte e azar, a vida também oferece eventuais experiências que violam toda a lógica e as expectativas, são as tais anomalias produzem uma profunda “sensação do absurdo”. Freud atribuiu tal sensação a um medo da morte, da castração ou de “algo que deveria ter permanecido escondido, mas veio à luz”.
A sensação quando toma conta é desorientadora. Na pior, é arrepiante.
Há um estudo que diz que tais sensações, paradoxalmente, como essa mesma sensação pode preparar o cérebro para notar padrões que, do contrário, lhe escapariam —em equações matemáticas, na língua, no mundo em geral. “Ficamos tão motivados a nos livrar daquela sensação que procuramos significado e coerência em outro lugar”,
A revista “Psychological Science”. diz que “Canalizamos a sensação para algum outro projeto, e isso parece melhorar alguns tipos de aprendizado.”Os pesquisadores há muito tempo sabem que as pessoas se aferram mais firmemente às suas inclinações pessoais quando se sentem ameaçadas. Após pensarem na sua própria morte inevitável, elas se tornam mais patrióticas, mais religiosas e menos tolerantes a estranhos. Essas descobertas são variações sobre o mesmo processo: a manutenção do significado ou da coerência. O cérebro evoluiu para predizer e faz isso identificando padrões.Quando tais padrões se rompem —por exemplo, se alguém tropeça em uma poltrona no meio da floresta, como que caída do céu—, o cérebro tateia em busca de algo que faça sentido. Ele pode, em alguns casos, voltar sua atenção ao exterior, e notar, digamos, um padrão previamente oculto na trilha dos animais. A urgência em encontrar um padrão coerente torna mais provável que o cérebro encontre um, já que pode ser o nervosismo, e não a busca de significado, que leva a um estado mais elevado de vigilância.