Rebel: Imagens, palavras...a essência... a natureza

Rebel

LOOKING IN WINDOW


R.E.B.E.L - Most View- - Week- Top Ten

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Drogas

Não tenho nada contra alguém escolher torrar seu cérebro com drogas -desde que isso não afete quem está ao seu redor....
Falo isso por que recentemente vi um amigo que diz afirmativamente que draga até que é legal...bom prá ele..achar isso..e eu honestamente não tenho muito a falar positivamente de drogas ou o contrário...não eh minha praia..eu inúmeras de vezes vi colegas na faculdade em que eram usuarios de maconha...hoje são bons médicos...bons cidadões..mas eh claro há drogas e drogas..: recentement li um artigo sobre as drogas "legais" ou "legal highs", substâncias sintéticas fabricadas em laboratório para reproduzir os efeitos de maconha, cocaína, ecstasy e LSD -mas que, como tecnicamente não são cocaína ou suas primas, não são proibidas. Não deu outra:
Nenhuma novidade por agora poder usar drogas legais..vai continuar a fritar seu cérebro (o "fritar" é por minha conta). Que legais, que nada: apenas "não ilegais" (ainda).
Primeiro, porque o "legal" dessas drogas é resultado de uma falha na legislação, que regulamenta substâncias por fórmula, e não por classe farmacológica (sim, já me alertaram para o fato de que tudo o que não é previsto como ilegal por lei é tecnicamente legal -mas a regulamentação das "legal highs" é apenas uma questão de tempo, porque até os governos europeus já notaram a falha). E também, porque qualquer substância para consumo humano precisa ser regulamentada -ou farmácias venderiam o que bem entendessem a quem quisesse comprar. Para isso, existem os testes clínicos e de segurança, que várias vezes retiram de circulação até remédios autorizados anteriormente. E terceiro, porque, dada a regulamentação rígida dos medicamentos, dizer que uma droga é legal dá a entender, equivocadamente, que ela é segura. Nesse caso, o que as torna "legais" é justamente desconhecimento -em farmacologia, sinônimo de insegurança. Além do mais, para dar os efeitos que os usuários buscam, as "legal highs" devem ser similares em ação às substâncias originais e, portanto, com o mesmo potencial de estrago: vício, perdas sociais e financeiras, danos a terceiros, overdose e morte. Por isso, prefiro chamá-las de "não ilegais ainda", na esperança de que a legislação seja rapidamente revista. O dever da legislação é nos proteger de nós mesmos...E continuo..não tenho nada contra alguém escolher torrar seu cérebro com drogas -desde que isso não afete quem está ao seu redor. No caso de maconha, cocaína, ecstasy, LSD e de seus similares ainda não ilegais devido a uma brecha na lei, isso não é possível.